terça-feira, 1 de abril de 2014

Fusilli alla Norma


Receita siciliana, de origem catanese (cidade de Catania) á base de berinjela, tomates, manjericão e ricota salgada.

Ingredientes para 4 pessoas


1 cebola
10 folhas de manjericaão fresco
2 berinjelas grandes, sal grosso
Azeite, 1 pitadinha de açúcar
Sal e pimenta-do-reino
Tomates frescos sem a casca e sem as sementes ou tomates “pelati”
200gr.  de ricota salgada, ralada grossa
400gr. de massa tipo curta (penne, paccheri, fusilli)






Preparação das berinjelas

Limpe, lave as berinjelas e nao remova a casca. Corte-as em fatias (grossas ½ cm) e arrume-as num escorredor, em camadas alternando com sal grosso e ponha sobre elas, um peso para eliminar o líquido amargo característico que elas tem. Reserve e 1 hora depois, lave-as e enxugue-as.
Corte-as em cubos e frite-as numa panela com azeite de oliva. Ponha-as sobre papel absorvente. Uma pitadinha de sal e reserve.

Preparação do molho

Doure a cebola numa panela com pouco azeite. Adicione os tomates despedaçados ou os “pelati”, corrija com uma pitadinha de açúcar, uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Junte as berinjelas. Cozinhe-o em fogo baixo, até que se reduza, não deixando-o muito seco, nem muito líquido (densidade de *molho de tomates). É hora de adicionar as folhas de manjericão inteiras ou rasgadas à mão, mas reserve algumas para a decoração final dos pratos.

*Aprendi que o segredo do molho de tomates é cozinhá-lo sempre no fogo baixo, por muito tempo (dependendo da quantidade, até duas horas de cozimento), sem por muitos ingredientes dentro. Vc pode fazer um excelente molho usando sempre a mesma base:

- azeite, cebola e tomates frescos ou os “pelati” (nada de alho – italiano usa o alho para fazer receitas com peixe).

- Então vc adiciona ao molho: bacon OU carne mista – porco e bovina (moída ou em pedaços) OU funghi (mistos ou só de um tipo) OU linguiça OU simplesmente só os três ingredientes básicos. O importante é o tempo longo de cozimento. Não consigo entender como tem pessoas que  fazem um molho de tomates em apenas 5 minutos. Não existe!

Pois bem...
Ponha a massa para cozinhar em água salgada (segundo Carlo Cracco, famosíssimo chef italiano, não importa se vc põe o sal antes ou depois da fervura da água) pelo tempo recomendado na embalagem ou um minuto a menos, para quem prefere “al dente”.
Quando pronta, escorra-a e una-a ao molho e á metade da ricota ralada (no ralo grosso). Use a segunda metade da ricota para polvilhar e as folhas de manjericão, quando servida no prato.


Bom apetite




Nenhum comentário:

Postar um comentário