segunda-feira, 31 de março de 2014

Mexilhões alla tarantina

Considerado como entrada (antipasto), le cozze alla tarantina, prato maditerrâneo, muito saboroso da cozinha pugliese (se pronuncia: pulhese) é presente em todos os menus dos restaurantes do norte.
Oriundo de Taranto (Táranto), uma cidade litorânea da região da Puglia, sul da Itália.
Os ingredientes de base são: molho de tomates frescos ou “pelati”, mexilhões frescos, salsinha, alho e pimenta-do-reino moída.


Ingredientes para 4 pessoas






1kg de mexilhões frescos
5 colheres de sopa de azeite
2 dentes inteiros de alho
100 ml de vinho branco
400 gr de “pelati” ou molho de tomate rústico (com pedaços)
1 pitadinha de açúcar
1 punhado (mão cheia) de salsinha
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto



Preparo

1  *Limpeza dos mexilhões – Devem estar fechados, descarte os abertos.
Lave-os de preferência com uma escovinha de cerdas rígidas, assim remove aquele “encrostazioni” (é como o tártaro que se forma nos dentes) e remova manualmente a “barbinha” que o mexilhão tem (é uma espécie de fio que parece um musgo).
* se tiver alguma dúvida, procurem um vídeo digitando “Come pulire le cozze”.

2    Numa panela larga e alta esquente 3 colheres de azeite e doure 1 dente de alho (costumo  usar inteiro, mas tem quem use o alho picadinho), sem deixar queimar.
Acrescente os mexilhões e o vinho branco.
Fogo alto.
Faça evaporar o álcool, junte meio punhado de salsinha, agite a panela horizontalmente (para dar uma rebolada neles) e tampe-a.

Com o calor, os mexilhões se abrem rapidamente (aprox. uns 3 minutos). Descarte os que não abriram, não são recomendados para o consumo.
Apague o fogo. Deixe esfriar para separá-los do caldinho que se formou durante o cozimento.
Coe o dito caldinho, para remover eventuais grãos de areia. Reserve-os separados.

     Numa panela esquente 2 colheres de azeite e 1 dente de alho inteiro (ou picado, depende do seu gosto). Junte os 400 gr. de molho de tomate (ou os “pelati”) com: uma pitadinha de açúcar, uma pitadinha de sal (com cautela, os mexilhões já são naturalmente salgados) e outra de pimenta-do-reino moída.
Fogo baixo. Aguarde uns 2 minutinhos e junte aquele caldinho do cozimento dos mexilhões que você  filtrou e reservou. Junte os mexilhões.


Cozinhe no fogo baixo até que o molho se reduza um pouquinho (aprox. uns 8/10 minutos). Ponha tudo num recipiente lindo e salpique com a outra metade da salsinha e uma pitada generosa de pimenta-do-reino moída.

É servido com fatias de pão rústico (pode-se usar o italiano) e um excelente vinho branco.

Buona cozzata alla tarantina!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário